
Norte-americano alcança primeiro título no PGA Tour por ocasião do Wyndham Championship
Cameron Young obteve finalmente a sua tão aguardada primeira vitória no PGA Tour, ele que até aqui podia ser considerado um dos dois melhores golfistas do mundo, a par do inglês Tommy Fleetwood, ainda em branco no que diz respeito a títulos naquele circuito.
Aconteceu este domingo no Wyndham Championship, no Sedgefield Country Club (Par 70), em Greensboro, Carolina do Norte. Naquele que foi o último torneio da fase regular da FedEx Cup 2025, o nova-iorquino teve um desempenho dominador: liderou desde a segunda volta e veio a ganhar com seis pancadas de vantagem sobre o vice-campeão Mac Meissner.
Tinha partido para a quarta volta a comandar com cinco shots de vantagem sobre o colombiano Nico Echavarria, tropeçou no primeiro buraco fazendo bogey mas depois marcou cinco birdies consecutivos entre o 2 e o 6 para aumentar a margem para nove shots sobre a concorrência; seguiram-se nove pares consecutivos, antes de concluir os últimos três com bogey-bogey-par.
Com resultados de 63-62-65-68, Cameron Young totalizou 258 (-22), contra as 264 (-16) de Mac Meissen (65-63-70-66). Mark Hubbard (63-66-73-63) e o sueco Alex Noren (62-70-69-64) partilharam o terceiro lugar com 265 (-15).
Jogando na formação de honra com Young, Nico Echavarria decepcionou ao assinalar 75 e cair para os 19.ºs classificados.
“Já estava à espera há algum tempo”, disse Young, com a voz firme e as lágrimas a brotarem-lhe dos olhos. “Nunca pensei ficar tão emocionado com isto. Mas estou a chegar ao fim da minha quarta temporada. Tive as minhas oportunidades e não ia deixar escapar mais esta”, acrescentou.
Este triunfo foi obtido no seu 94.º torneio no PGA Tour e tornou-o no milésimo jogador a vencer pelo menos um evento reconhecido pelo PGA Tour, datando de Willie Park Jr. no Open Championship de 1860.
Antes, Young registara já sete segundos lugares, dois terceiros e terminara 13 vezes no top-5.
A vitória proporcionou-lhe um prémio de 1,47 milhões de dólares, a subida de 40.º para 16.º na tabela da FedEx Cup e de 44.º para 21.º no ranking mundial.
Sendo o último torneio da fase regular da FedEx Cup, o Wyndham Championship fechou a lista dos 70 apurados para o FedEx St. Jude Championship, o primeiro play-off, que se joga entre quinta-feira e domingo no campo do TPC Southwind, em Memphis, Tennessee.
O norte-americano Chris Kirk, ao terminar no 5.º lugar, foi o único que entrou no top-70, ao passo que o sul-coreano Byeong Hun Na, que falhou o cut, foi único a sair.