
Bateu norte-americano J.J. Spaun no play-off para conquistar o 28.º título no PGA Tour
Rory McIlroy venceu hoje pela segunda vez o The Players Championship, a prova-bandeira do PGA Tour. No Stadium Course do TPC Sawgrass, em Ponte Vedra Beach, Flórida, o norte-irlandês de 35 anos, actual n.º 2 mundial, bateu no play-off o norte-americano J.J. Spaun.
O desfecho do torneio teve de ser adiado para segunda-feira devido à suspensão de quatro horas, domingo, da quarta e última volta, devido a más condições climatéricas: foi já ao anoitecer que esta se concluiu, com McIlroy e Spaun a terminarem empatados no primeiro lugar com um total de 276 pancadas, 12 abaixo do Par 72.
O desempate no The Players faz-se no acumulado de três buracos (os 16, 17 e 18) e não por morte-súbita. Aqui, o jogador europeu pôs-se logo em vantagem com birdie no 16 (Par 5); depois, no 17, o famoso Par 3 com o green em ilha, Spaun bateu o shot de saída para a água vindo a marcar 6 (triplo bogey), contra o 4 do seu oponente.
Com três pancadas de vantagem para o 18 (Par 4), McIlroy tinha já o título na mão. Voltou a fazer bogey, mas Spaun nem concluiu o buraco, concedendo-lhe a vitória.
Com voltas de 66-68-70, Spaun iniciara os últimos 18 buracos a comandar com -12 e com vantagem mínima sobre o seu compatriota Bud Cauley. McIlroy marcara 67-68-73 e estava nos 5.ºs com -8, mas finalizou com 68 contra o 72 do líder, igualando-o no topo. O fim-de-semana foi marcado pelos fortes ventos que se fizeram sentir e que inflacionaram os resultados.
Esta foi a 28.ª vitória de McIlroy só no PGA Tour, valendo-lhe um prémio de 4.5 milhões de dólares (de um prize-money de $25 milhões) e a subida ao primeiro lugar do campeonato da FedEx Cup.
Com quatro majors no seu palmarés e dois The Players Championship (que ganhara primeiramente em 2019), o norte-irlandês tornou-se apenas o quarto jogador com múltiplas vitórias no Grand Slam e na prova-bandeira do PGA Tour, juntando-se a Jack Nicklaus, Tiger Woods e Scottie Scheffler.
“De forma alguma tive o meu melhor desempenho esta semana”, disse McIlroy depois de se tornar o oitavo múltiplo campeão do The Players, que remonta a 1974. “Mas, ainda assim, consegui vencer um dos maiores torneios do mundo. Isso é algo de muito importante.”
Foi a primeira vez na sua carreira que ele venceu duas vezes no PGA Tour antes do Masters (vencera no início de Fevereiro o AT&T Pebble Beach Pro-Am, na Califórnia)), o único major que lhe falta para possuir o Grand Slam de carreira.
Scottie Scheffler, actual n.º 1 mundial, que em 2024 foi o primeiro a conseguir revalidar o título no The Players, terminou nos 20.ºs com 284 (-4).
J.J. Spaun, que tem uma vitória no PGA Tour (Valero Texas Open em 2022), arrecadou 2.7 milhões de dólares e subiu de 57.º para 25.º no ranking mundial.
O terceiro lugar no The Players foi partilhado pelos norte-americanos Tom Hoge, Akshay Bathia e Lucas Glover, num trio que somou 278 (-10).