AcyMailing Module

19
> Home / Artigos
Miguel Franco de Sousa “joga” pelo Fireballs na LIV Golf League
12/01/2026 12:19 Rodrigo Cordoeiro
Miguel Franco de Sousa em Setembro durante a Final Regional de Lisboa do Expresso BPI Golf Cup © Filipe Guerra/Media Golf

Ex-presidente da FPG integra estrutura internacional da JGolf na gestão global dos direitos comerciais da equipa de Sergio García

Depois de três décadas dedicadas ao desenvolvimento e gestão do golfe, em Portugal e no estrangeiro, incluindo oito anos como presidente da Federação Portuguesa de Golfe (dois mandatos, entre 2016 e 2024), Miguel Franco de Sousa fundou o ano passado a MFS Golf Consulting – um projeto que junta tudo o que viveu, aprendeu e ambicionou nesse percurso. 

“A missão é clara”, escreve na sua página do Linkedin. “Ajudar clubes, campos, federações, promotores e investidores a criar projetos com alma, consistência e impacto. Seja no design de novos campos, na requalificação de espaços históricos, na formação de talentos, na organização de eventos ou na promoção de destinos de golfe, o que me move é sempre o mesmo: deixar uma marca positiva e duradoura no caminho do golfe.” 

O plano era o de começar a trabalhar primeiro em Portugal e depois eventualmente expandir-se, mas não tardou a surgir um desafio vindo do estrangeiro: integrar a estrutura internacional da empresa espanhola JGolf, no âmbito do acordo desta com a equipa Fireballs GC – capitaneada por Sergio García na LIV Golf League – para assumir a função de agência comercial global (Global Commercial Agency) da mesma. 

O acordo entre a JGolf e os Fireballs foi assinado em Novembro passado e, acto contínuo, o CEO daquela, Javier Gervás, chamou Miguel Franco de Sousa para “integrar e reforçar o eixo estratégico internacional e contribuir com a sua vasta experiência em organização de torneios internacionais, desenvolvimento de projetos desportivos e consultoria estratégica no universo do golfe”. 

A ligação entre Miguel Franco de Sousa e Javier Gervás é de longa data: juntos, foram responsáveis por diversas edições do Open de Portugal, vários torneios do Challenge Tour, e participaram ativamente na candidatura de Portugal à Ryder Cup de 2018 — um percurso que consolidou uma relação profissional marcada pela confiança e pela visão partilhada de promover o golfe a nível global. 

“O LIV Golf – que conta com um rol de jogadores extraordinário – representa uma aposta clara em formatos inovadores, que estão a transformar a forma como o golfe é vivido e partilhado. Este modelo permite criar experiências de hospitality verdadeiramente ímpares, capazes de aproximar os fãs e as marcas dos melhores jogadores do mundo. É um privilégio poder contribuir para esse movimento, ao lado da JGolf e dos Fireballs GC”, destacou Miguel Franco de Sousa. 

“Pela LIV Golf League”, continua, “os Fireballs têm torneios no mundo inteiro, e portanto, estamos a desenvolver produtos que sejam apelativos para que as empresas possam aproveitar esta plataforma, não só para comunicar a marca e para reforçar seu o posicionamento, mas também com produtos ultra-exclusivos de hospitality para clientes e parceiros.” 

A LIV Golf League conta com 14 torneios disputados em 10 países, que se desenrolam individual e colectivamente, por equipas de quatro jogadores. Além do espanhol Sergio García, campeão do Masters 2017 e estrela da Ryder Cup, os Fireballs contam com os seus compatriotas David Puig, Luis Masaveu e Josele Ballester. 

Outros nomes de peso do golfe mundial na LIV Golf League são os americanos Bryson DeChambeau, Phil Mickelson, Bubba Watson, Patrick Reed, Dustin Johnson e Kevin Na; o espanhol Jon Rahm; os ingleses Tyrrel Hatton, Paul Casey, Lee Westwood e Ian Poulter; os sul-africanos Louis Oosthuizen e Charl Schwartzel; o chileno Joaquin Niemann; os mexicanos Abraham Ancer e Carlos Ortiz; o colombiano Sebastian Muñoz; e os australianos Cameron Smith e Marc Leishman. 

A época de 2026 arranca oficialmente a 4 de Fevereiro no Riyadh Golf Club, na Arábia Saudita.