AcyMailing Module

19
> Home / Artigos
Tomás Silva resiste na frente do Nacional de Profissionais Timestamp 2026
12/06/2026 20:37 Hugo Ribeiro
Tomás Silva procura o seu terceiro título no Nacional de Profissionais © Rodrigo Gatinho

No campo n.º 2 do PGA Aroeira o estorilista tem a vantagem mínima sobre o detentor do título Tomás Bessa

Tomás Santos Silva aguentou hoje (sexta-feira) a liderança do Campeonato Nacional de Profissionais Timestamp 2026, mas o campeão do ano passado, Tomás Bessa, quer mesmo defender o título e efetuou a sua melhor volta de sempre no campo n.º 2 do PGA Aroeira, no concelho de Almada, para subir ao 2.º lugar, ficando a apenas 1 pancada do topo, quando faltam apenas disputar 18 buracos amanhã (Sábado). 

O Campeonato Nacional de Profissionais Timestamp 2026, sancionado pela Federação Portuguesa de Golfe e pela PGA de Portugal, teve hoje também o arranque das competições feminina e de seniores, com Luciana Reis e Nuno Campino a assumirem o comando após o primeiro dia. 

É o terceiro torneio da temporada do Timestamp Golf Tour, o circuito nacional para profissionais, que distribui prémios monetários no valor global de 20 mil euros. O Campeonato termina no Domingo com o Timestamp Golf Tour Pro-Am. 

Se ontem foi uma surpresa ver Tomás Santos Silva saltar para o comando, tendo em conta que o antigo bicampeão nacional (2018 e 2019) é hoje em dia mais treinador do que jogador, hoje já não apanhou ninguém de desprevenido, ao juntar uma volta de 69 (-3) à de 68 (-4) de ontem, para um total de 137 (-7). 

«Ontem joguei muito bem, sólido, em praticamente todas as áreas de jogo. Hoje foi um arranque mais tremido, senti talvez a pressão de andar de novo nestas andanças, já lá vão alguns anos. Mas com o decorrer da volta fui ficando mais confortável como o meu jogo e os últimos nove buracos foram espetaculares, com uma sequência de birdies consecutivos, o que deixa-me esperanças para o último dia» disse o treinador do Club de Golf do Estoril. 

O topo da classificação está repleto de campeões nacionais e o vencedor de 2020 e de 2025, Tomás Bessa, assinou um cartão sensacional de 65 (-7), para juntar ao de 73 (+1) da véspera e agregar 138 (-6). « Hoje foi um dia muito bem conseguido, um resultado excelente, o meu melhor neste campo Aroeira-2, onde temos vindo jogar alguns torneios recentemente», afirmou Tomás Bessa, já a pensar em amanhã: «No fundo, o meu objetivo para este torneio era exatamente este, era dar-me uma hipótese de conseguir revalidar o título». 

O 3.º lugar é de Pedro Lencart, o campeão nacional de 2021 e 2022, que totaliza 139 (-5), após voltas de 69 e 70, enquanto o jogador com quem ele partilhava ontem o 2.º lugar, Pedro Figueiredo, desceu para o grupo dos 4.º classificados (com -4), que inclui ainda Hugo Camelo e o amador Pedro Santos Pereira. 

‘Figgy’ (voltas de 69 e 71) chegou a liderar a prova com -6, mas os últimos nove buracos foram uma montanha russa, com 1 ‘eagle’, 1 ‘duplo-bogey’, 1 ‘birdie’ e 1 ‘bogey’. No entanto, está a apenas 3 pancadas do líder e este ano tem-se mostrado bastante forte em últimas voltas no HotelPlanner Tour. 

O profissional Hugo Camelo está a efetuar a sua melhor prestação do ano em torneios do Timestamp Golf Tour e leva duas voltas de 70. Mas neste grupo de 4.º classificados o destaque vai para Pedro Santos Pereira, que apoderou-se do estatuto de melhor amador, graças a uma segunda volta de 66 (-6). Há mais dois amadores no top-10, Francisco Reis em 7.º (-1) e Gabriela Sardo em 8.º (Par), empatado com Tiago Cruz. 

«Fiz 6 abaixo, ‘bogey free’, não tenho muito por onde reclamar, foi a melhor volta que eu já fiz em torneios», considerou o atleta da North Carolina A&T State University, nos Estados Unidos. 

Quem suspendeu este ano os seus estudos universitários para dedicar-se ao golfe foi Luciana Reis. Na semana passada sagrou-se vice-campeã nacional amadora. Hoje ocupou o topo da classificação feminina com 69 (-3), seguida da quatro vezes campeã nacional de profissionais, Susana Ribeiro, com 71 (-1). 

«Juntar os dois campeonatos nacionais, para mim, é positivo, principalmente quando tenho boas sensações no primeiro dos dois. No segundo, é depois muito fácil buscar essas sensações. Nesse sentido, sabia que havia uma grande probabilidade de subir o nível de jogo este fim de semana», explicou a quase arquiteta. 

No torneio de seniores, Nuno Campino foi o mais forte na primeira volta, com 73 (+1), mostrando que não foi por acaso que, no último torneio do Timestamp Golf Tour, a Taça Capdeville Consulting, foi 2.º classificado na tabela geral, jogando taco a taco com os craques da atualidade. Campino tem 2 pancadas de vantagem sobre o britânico Neil Connolly (+3). 

Campeão nacional de profissionais em 2006 (e antigo campeão nacional amador), Nuno Campino quer agora outro título: «A jogar no meu campo, claro que poderia lutar para ser de novo campeão nacional, mas há que saber aceitar as coisas, sou sénior e aqui o objetivo é ser campeão nacional de seniores». 

A terceira e última volta do Campeonato Nacional de Profissionais Timestamp 2026 inicia-se amanhã às 9h00, do buraco 1, com o último grupo a sair às 10h40. Antes disso, arranca a segunda volta dos torneios feminino e de seniores, logo às 8h00.