AcyMailing Module

Pro
> Home / Artigos
Veterano Justin Rose imperial no primeiro dia do Masters
11/04/2025 06:23 Rodrigo Cordoeiro
Justin Rose teve uma primeira volta com 8 birdies contra 1 bogey © PGA Tour

Inglês de 44 anos fez 65 para liderar com três pancadas de vantagem sobre o detentor do título Scottie Scheffler

No primeiro dia do 89.º Masters Tournament, Justin Rose esteve num patamar acima da restante concorrência. Naquele que é o primeiro major do ano, no Augusta National Golf Club, na Geórgia (EUA), o inglês de 44 anos marcou 65 pancadas, 7 abaixo do Par 72. 

Tal resultado deu-lhe o comando inaugural com três shots de vantagem sobre um trio que fez 68, composto pelo n.º 1 mundial e detentor do título, o texano Scottie Scheffler; pelo n.º 5 mundial e vice-campeão em 2024, o sueco Ludvig Åberg; e pelo canadiano Corey Conners. 

Houve drama para o n.º 2 mundial Rory McIlroy. O norte-irlandês – a quem só falta o Masters para conquistar o Grand Slam de carreira – seguia com -4 com 14 buracos, mas fez duplo bogey no 15 e também no 17. Assinalou 72 e está entre os 27.ºs classificados. 

“Tenho 44 anos. O golfe não vai ser mais fácil para mim nos próximos cinco, dez anos, seja lá o que for”, disse Rose, 39.º no ranking. "Portanto, as minhas oportunidades são menores daqui para a frente – e preciso de aproveitá-las ao máximo." 

O britânico deu o mote fazendo birdie nos três primeiros buracos e depois acrescentou-lhes mais cinco, antes de fechar a contagem com um bogey solitário no 18. 

Além de ter igualado a sua volta mais baixa em Augusta, descolou de Jack Nicklaus para se tornar o jogador que mais vezes concluiu a jornada inaugural do Masters a liderar: cinco. A diferença é que Jack Nicklaus venceu seis vezes e Rose nenhuma. 

Esta foi também a oitava vez que comanda no Masters no final de qualquer volta, algo que só outros cinco jogadores conseguiram – todos eles campeões. 

Rose tem uma carreira profissional bem sucedida, com 25 títulos, mas “só” conquistou um major até ao momento – o Open dos EUA de 2013, no Merion Golf Club, Pensilvânia. 

“Sinto que já joguei suficientemente bem para vencer este torneio", considerou Rose, cuja melhor hipótese foi em 2017, quando perdeu no play-off para o espanhol contra Sergio Garcia. “Infelizmente não tenho o casaco [verde] para o provar. Mas é preciso jogar golfe para continuar a criar essas oportunidades, e a única forma de o fazer é colocar o meu nome no leaderboard. Definitivamente não fujo disso.” 

O seu resultado nesta quinta-feira foi tanto mais notável quanto apenas 26 dos 95 participantes bateram o Par 72. 

O norte-americano Bryson DeChambeau, campeão do Open dos EUA em 2024, e o inglês Tyrrel Hatton completam o top-5 aos 18 buracos com 69 pancadas.