
Inglês bateu Rory McIlroy no primeiro buraco do play-off no Jumeirah Golf Estates, Dubai
Matt Fitzpatrick garantiu o seu terceiro título do DP World Tour Championship em grande estilo ao derrotar Rory McIlroy num playoff, terminando assim a temporada de 2025 em alta. A última prova do ano no DP World Tour decorreu no Jumeirah Golf Estates, Dubai
O inglês começou o dia a uma pancada da liderança, mas fez três birdies nos primeiros cinco buracos para se manter na contenda, antes de terminar com chave de ouro, fechando o dia com um 66 sem bogeys e estabelecendo a liderança na clubhouse em 18 abaixo do par.
Num final dramático, o número dois do mundo, McIlroy, conseguiu o eagle que precisava no último buraco para forçar um playoff, mas acabou na área de penalidade com a sua pancada de saída no primeiro buraco extra.
E Fitzpatrick aproveitou ao máximo a oportunidade, fazendo o up & down para superar o seu companheiro de equipa na Ryder Cup e conquistar o seu segundo título da Rolex Series e acrescentar uma terceira coroa do DP World Tour Championship às que já tinha vencido em 2016 e 2020.
O segundo lugar de McIlroy garantiu-lhe o seu sétimo Troféu Harry Vardon, ou seja, o posto de n.º 1 na Race to Dubai, isto após uma campanha estelar na qual alcançou o Grand Slam da sua carreira com uma vitória memorável no Masters, venceu o Amgen Irish Open e teve um papel fundamental no histórico triunfo europeu fora de casa na Ryder Cup em Bethpage Black.
O norte-irlandês venceu agora o título da Race to Dubai em cada uma das últimas quatro temporadas e está a apenas um título do recorde de oito de Colin Montgomerie.
Fitzpatrick teve um início de ano difícil, mas, depois de terminar entre os dez primeiros no PGA Championship, conquistou dois quartos lugares consecutivos no Genesis Scottish Open e no The 153rd Open.
A sua boa fase continuou com seis lugares entre os seis primeiros no Betfred British Masters, apresentado por Sir Nick Faldo, no Omega European Masters e no BMW PGA Championship, antes de ajudar a Europa a conquistar um triunfo histórico fora de portas na Ryder Cup, em Bethpage Black.
“Significa tudo para mim”, disse Fitzpatrick. “Obviamente, tive dificuldades no início do ano, e conseguir dar a volta no verão, como consegui, e chegar à Ryder Cup como cheguei... a Ryder Cup em particular, acho difícil de superar, considerando tudo.”
E acrescentou: “Mas, jogando da forma como joguei hoje, sinto que não falhei um único golpe durante todo o dia. Estou muito orgulhoso de mim, do esforço que todos dedicam nos bastidores. Sim, que sensação! Que sensação!”