
O profissional do Oporto GC foi sétimo na Fase Final da Escola de Qualificação jogada em Itália
O profissional Vasco Alves garantiu o cartão de membro do Alps Tour para a época de 2026, ao concluir a Escola de Qualificação do circuito entre os 7ºs classificados.
Realizada durante três dias em Itália, nos percursos do Golf Nazionale e Terre dei Consoli, nos arredores de Roma, a Escola de Qualificação contou com a participação de 156 jogadores, entre eles os portugueses Vasco Alves e Bernardo Costa Pinheiro (Amador, atleta do Oporto Golf Club).
Após terem jogado alternadamente nos dois percursos, apenas 70 jogadores passaram à volta decisiva, disputada no Golf Nazionale, e que atribuiu aos 35 primeiros o cartão para este Circuito de acesso ao HotelPlanner Tour em 2026.
Vasco Alves, com voltas de 73 e 66 pancadas, estava ontem no grupo dos 9ºs classificados, enquanto Bernardo Pinheiro terminou a sua participação na prova, após entregar cartões de 74 e 78.
A fechar, Vasco Alves anotou 71 pancadas (-1), após cinco “birdies”, dois “bogeys” e um “duplo bogey”, concretizando o objetivo de ficar no top 35. Com um resultado agregado de 210 pancadas (-6), concluiu a prova no lote dos 7ºs classificados. O vencedor foi o francês Alexis Leray, que fez 206 pancadas (-10).
Jogador formado no Oporto Golf Club, Vasco Alves foi Campeão Nacional de Sub-16 em 2015. Obteve em 2019 o seu resultado de maior relevo, ao vencer a Taça da FPG.
Na época transata iniciou a sua carreira como Profissional. Em 2026, terá oportunidade de competir com regularidade no Alps Tour e de lutar pelo acesso ao HotelPlanner Tour.
Um dia depois de ter-se apurado para o Alps Tour em 2026, Vasco Alves conversou com Record e explicou porque apostou tudo na Escola de Qualificação desse circuito franco-italiano, uma das terceiras divisões europeias, e qual a razão de não ter visado a Escola de Qualificação do DP World Tour, a primeira divisão, como fizeram Daniel da Costa Rodrigues e Pedro Figueiredo.
“Este ano joguei várias vezes no HotelPlanner Tour (a segunda divisão europeia), graças aos convites da Federação Portuguesa de Golfe, e apesar de sentir-me a jogar bem, não consegui boas classificações. Por isso, achei que tentar a Escola do DP World Tour seria um passo maior que a perna”, disse o português de 25 anos.
Mas embora esta Escola de Qualificação do Alps Tour tenha sido o feito mais importante de Vasco Alves em 2025, a sua temporada ainda não terminou.
“Agora tenho mais três torneios até terminar a época. Vou jogar a Timestamp Golf Tour Final by PGA Aroeira e dois torneios do Mena Golf Tour (o circuito do Médio Oriente), o PGA Aroeira Challenge (em Almada) e o Rolear Algarve Classic (no Amendoeira, em Silves)”, informou Vasco Alves.
Cada um destes três torneios irá distribuir 10 mil euros em prémios monetários.