
 Joga nova cartada para o acesso ao DP World Tour na Fase Final da Escola de Qualificação
Pedro Figueiredo concluiu hoje a Grand Final do HotelPlanner Tour num digno 15.º lugar. Não assegurou o cartão do DP World Tour para 2026, mas vai tentar obtê-lo novamente na semana que se segue na Fase Final da Escola de Qualificação.
Foi a designada Rolex Grand Final supported by The R&A, que decorreu em quatro voltas no Club de Golf Alcanada, em Maiorca, apenas com os 45 primeiros na tabela da Road to Mallorca (R2M) e com €500.000 em prémios.
Os 20 primeiros na R2M após a Grand Final asseguraram os direitos de jogo na primeira divisão do golfe profissional europeu para a próxima época.
Pedro Figueiredo iniciou a prova no 41.º lugar da R2M – e com o top-15 averbado nas ilhas baleares espanholas subiu três lugares para 38.º.
Insuficiente, mas tem nova oportunidade na Fase Final da Escola de Qualificação, que se joga entre 7 e 12 de Novembro no Infinitum Golf, em Tarragona, na Catalunha.
“Figgy” partiu para a última volta da Grand Final em 21.º tendo pressionado ao completar os primeiros 12 buracos com -5. Um bogey no 13 foi compensado com novo birdie no 15, mas finalizaria com a ronda com bogey-bogey.
O seu resultado final foi de 69 pancadas (-3), para um total de 282 (-6). Antes tinha feito scores de 69-74-70.
“Foi uma Final em que joguei bastante bem, mas infelizmente tive um buraco que me estragou um bocado o resultado, foi um 9 no segundo dia no buraco 13. Tirando isso foram voltas muito consistentes”, disse ao Gabinete de Imprensa da FPG.
E acrescentou: “Hoje foi o dia em que joguei melhor, faltavam seis buracos e ainda tinha hipóteses de conseguir o cartão, portanto, estou orgulhoso da luta que dei esta semana. Não consegui o objectivo, agora é a Fase Final da Escola que começa na sexta-feira e tentar o cartão dessa maneira.”
Pela sua classificação na Grand Final, “Figgy” arrecadou um prémio de €8.500.
O inglês James Morrison foi o vencedor da Grand Final com 273 (-15), seguido do italiano Stefano Mazzoli com 276 (-12).
O n.º 1 da R2M 2025 foi o sul-africano JC Ritchie, que acabou em 7.º Grand Final com 279 (-9). Entre os seus três títulos no circuito em 2025, um deles foi no Open de Portugal em Royal Óbidos.