AcyMailing Module

Pro
> Home / Artigos
Brian Harman dedica vitória a amiga em coma por tentar salvar-lhe o filho
07/04/2025 16:41 Rodrigo Cordoeiro
Brian Harman venceu pela quarta vez no PGA Tour aos 38 anos e mostra-se em forma para o Masters © PGA Tour

Norte-americano de 38 anos vence Valero Texas Open debaixo de condições inclementes e com o "coração apertado"

Um “jogo de atrito” ao qual conseguiu “sobreviver”, de “coração apertado”. Foi assim que Brian Harman descreveu a jornada final de domingo rumo à vitória no Valero Texas Open, no campo do TPC San Antonio. 

A quatro dias do início do Masters Tournament, primeiro major de 2025, o norte-americano de 38 anos conquistou o seu quarto título no PGA Tour e o primeiro desde o do British Open (outro dos quatro majors do golfe) em Julho de 2023, no Royal Liverpool Golf Club. 

Então como agora, enfrentou condições inclementes em San Antonio. As temperaturas térmicas, com ventos fortes, rondaram os cinco graus centígrados. A média de resultados foi de 74.8. E apenas nove jogadores bateram o Par 72 do percurso. 

No seu pensamento esteve sempre Cathy Dowdy, uma amiga da família que a 13 de Outubro se lançou ao mar para tentar socorrer o filho de Harman, Walter, de seis anos, levado por uma corrente sobre uma prancha de bodyboard. 

Nesse dia Harman estava em competição na China, enquanto a sua mulher e filhos passavam férias em Ponte Vedra Beach, na Flórida, acompanhados por Cathy. 

Walter acabaria por ser salvo por outro homem, mas Cathy teve de ser reanimada e encontra-se hospitalizada desde então, em coma há largas semanas. Recentemente foi transferida para uma unidade de cuidados paliativos em Savannah, Geórgia. 

“Joguei com o coração apertado hoje”, disse Harman, natural de Savannah e residente em St. Simons Island, Geórgia. “Cathy... ela não está muito bem; e eu pensei nela o dia todo." 

“Dedico esta vitória a toda a família Dowdy", acrescentou enquanto segurava no troféu. “Sei que a Cathy está a lutar aguerridamente, e nós amamos-vos muito. Mal posso esperar para chegar a casa e ver-vos.” 

Brian Harman tinha partido para a jornada decisiva a liderar com três pancadas de vantagem sobre Andrew Novak e com quatro sobre Tom Hoge. 

Os resultados foram tão altos a fechar que Harman, mesmo tendo feito 75, não só preservou o primeiro lugar, como, somando um total agregado de 279 (-9), manteve a vantagem de três shots

Seria o também americano Ryan Gerard, com 69 – a segunda melhor marca do dia, só superada pelas de 68 de Patrick Fishburn e do dinamarquês Thorbjørn Olesen – a sagrar-se vice-campeão, com 282 (-6). 

Jogando na formação de honra com Harman, Andrew Novak e Tom Hoge fizeram ambos 76. Novak partilhou o terceiro lugar final com Maverick McNealy e Hoge integrou o lote dos quintos classificados. 

Com esta vitória, sucedendo a Akshay Bathia na lista dos campeões do Valero Texas Open, Harman recebeu um prémio de 1.7 milhões de dólares e subiu de 49.º para 22.º no ranking mundial, uma tabela na qual já foi 8.º em Agosto de 2023. Na FedEx Cup, o campeonato do PGA Tour, passou de 83.º para 19.º. 

Esta semana, entre quinta-feira e domingo, todas as atenção estão centradas no Masters Tournament, o único dos quatro torneios do Grand Slam que se joga sempre no mesmo palco – o do Augusta National Golf Club, em Augusta, Geórgia. Com n.º 1 mundial Scottie Scheffler a defender o título.